sexta-feira, 21 de julho de 2017

I Curso Internacional Currículos Funcionais para a Inclusão Socioeducacional e a Transição para a Vida Ativa de Pessoas com Deficiências mais Complexas

ONG Ed-Tod@s convida você - Professoras do AEE e da Sala de Aula Regular, Mães e Profissionais que atuam junto às Pessoas com Deficiências - para participar de seu I Curso Internacional Currículos Funcionais, que será realizado em Indaiatuba/SP de de 21 a 25 de Agosto 2017. 

Convite da Presidente da Ong Ed-Tod@s


O curso, em formato de oficina, terá como Facilitadora a Profa. Ana Maria Bénards da CostaEx-Diretora do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação de Portugal e Consultora da UNESCO-Paris para Assuntos de Educação Inclusiva, estará em Indaiatuba.

Formada em Letras pela Universidade de Lisboa, Ana Maria já na década de 60 se comprometeu com a causa da pessoa cega e com seu direito de estudar na escola regular. Esta causa nasceu no Brasil, quando Ana Maria esteve em SP no I Congresso Naacional de Professor@s de Pessoas Cegas e Baixa Visão onde conheceu experiências de integração escolar àquela época.

O currículo funcional é um programa curricular delineado para cada pessoa com deficiência com base nos ambientes da sua vida real. O CF visa promover a inclusão social e educacional por meio de criar oportunidades de transição para a vida ativa e aumentar cada vez mais a autonomia da criança, jovem ou adulto com deficiência, sempre considerando a etapa de vida na qual se encontra e não mais julgando-o incapaz ou ´com uma mente de criança´, concepção que gera falta de oportunidades para aprender e dependência.  

O currículo funcional é uma abordagem pedagógico-curricular que se compromete com identificar demandas individuais em termos de estilos e ritmos de aprendizagem, ou seja, adota como pressupostos-chave a capacidade que todas as pessoas têm de aprender sempre, ao longo da vida e, sobretudo, a possibilidade de se tornar cada vez mais autônomas, se os ambientes forem modificados.

Nesse sentido, a abordagem do currículo funcional se alinha-se ao conceito de adaptação razoável´ definido na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas como ´modificações e ajustes necessários e adequados ... quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais´, neste caso, o direito de acesso à educação e a um currículo que seja funcional.

Aqui é importante lembrar que este tratado das Nações Unidas, a partir do qual a Lei Brasileira da Inclusão foi aprovada em 2015,

´pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras [existentes nos vários ambientes] podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas´ (Art.2)

O currículo funcional alinha-se a este pressuposto inclusivo porque baseia-se na análise dos ambientes de vida [naturais da pessoa com deficiência] e nas competências necessárias ao funcionamento, o mais autônomo possível, nesses ambientes.´(IIE, 2000, p. 09)

A inclusão social e escolar implica, necessariamente, a modificação do meio ambiente com vistas a remover barreiras de qualquer natureza. Na escola, então, para além do que ensinar ao estudante com deficiência, o currículo funcional pergunta como ensinar? Quais melhores estratégias para ensinar (promover a aprendizagem) estes estudantes. E este, não é trabalho para um profissional isolado, mas para o conjunto das pessoas que estão de um jeito ou de outro próximo a este estudante: do motorista da van à direção da escola e professora.

Para responder a estas perguntas é necessário ter uma ideia clara dos estilos e ritmos de aprendizagem deste estudante (o mesmo vale para tod@s @s outr@s porque este é um princípio inclusivo!). Com base em um intenso processo de avaliação dos múltiplos espaços e tempos de vida dos estudantes com deficiência, a professora (ou outro profissional) em parceria com os demais planeja a diferenciação curricular nos ambientes de vida natural: família, escola, comunidade, lazer, mundo do trabalho ou outro em função da idade e oportunidades de desenvolvimento humano.

A Profa. Ana Maria Bénards da Costa conheceu o Prof. Lou Brown, criador do currículo funcional, na Unversity of Madison, Estado de Winsconsin (EUA) criador do CF e sistematizou este conhecimento, testado no sistema educacional Português e organizado no Material de Formação Docente Currículo Funcional que será disponibilizado para os/as participantes no início do curso.

O Curso Internacional Currículos Funcionais terá formato de oficina, com reflexões em parcerias e análises de situações reais trazidas pelos/as participantes. Com duração de 16 horas, o curso será realizado de 21 a 24 de Agosto de 18 às 22h.

Na sexta feira - dia 25/08 às 20h - a Ong Ed-Tod@s realizará um Coquetel de Confraternização e Encerramento do Curso Internacional com Entrega de Certificados aos participantes que atingiram 85% de frequência.

Informações sobre Curso Internacional:

Site da Ong Ed-Tod@s 
Email: curriculofuncional@gmail.com 


Vagas Limitadas !!!


Certificado para 85% de frequência

Nenhum comentário:

Postar um comentário