ONG
Ed-Tod@s convida você - Professoras do AEE e da Sala de Aula Regular, Mães e Profissionais que atuam junto às Pessoas com Deficiências - para participar de seu I Curso Internacional Currículos Funcionais, que será realizado em Indaiatuba/SP de de 21 a 25 de Agosto 2017.
Convite da Presidente da Ong Ed-Tod@s
Convite da Presidente da Ong Ed-Tod@s
O curso, em formato de oficina, terá como Facilitadora a Profa. Ana Maria Bénards da Costa, Ex-Diretora
do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação de Portugal e
Consultora da UNESCO-Paris para Assuntos de Educação Inclusiva, estará em
Indaiatuba.
Formada
em Letras pela Universidade de Lisboa, Ana Maria já na década de 60 se
comprometeu com a causa da pessoa cega e com seu direito de estudar na escola
regular. Esta causa nasceu no Brasil, quando Ana Maria esteve em SP no I Congresso
Naacional de Professor@s de Pessoas Cegas e Baixa Visão onde conheceu
experiências de integração escolar àquela época.
O currículo funcional é um programa
curricular delineado para cada pessoa com deficiência com base nos
ambientes da sua vida real. O CF visa promover a inclusão social e
educacional por meio de criar oportunidades de transição para a vida ativa e aumentar cada vez mais a autonomia da
criança, jovem ou adulto com deficiência, sempre considerando a etapa de vida
na qual se encontra e não mais julgando-o incapaz ou ´com uma mente de criança´,
concepção que gera falta de oportunidades para aprender e dependência.
O
currículo
funcional é uma abordagem pedagógico-curricular que se compromete com
identificar demandas individuais em termos de estilos e ritmos de aprendizagem,
ou seja, adota como pressupostos-chave a capacidade
que todas as pessoas têm de aprender sempre, ao longo da vida e, sobretudo, a
possibilidade de se tornar cada vez mais autônomas, se os ambientes forem modificados.
Nesse
sentido, a abordagem do currículo funcional se alinha-se ao conceito de adaptação razoável´ definido na Convenção dos Direitos da Pessoa com
Deficiência das Nações Unidas como ´modificações
e ajustes necessários e adequados ... quando requeridos em cada caso, a fim de
assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade
de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades
fundamentais´, neste caso, o direito de acesso à educação e a um currículo
que seja funcional.
Aqui
é importante lembrar que este tratado das Nações Unidas, a partir do qual a Lei
Brasileira da Inclusão foi aprovada em 2015,
´pessoas com deficiência são aquelas
que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os
quais, em interação com diversas
barreiras [existentes nos vários ambientes] podem obstruir sua participação
plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais
pessoas´ (Art.2)
O currículo funcional alinha-se a
este pressuposto inclusivo porque baseia-se na análise dos ambientes de vida
[naturais da pessoa com deficiência] e nas competências necessárias ao
funcionamento, o mais autônomo possível, nesses ambientes.´(IIE, 2000, p. 09)
A
inclusão social e escolar implica, necessariamente, a modificação do meio ambiente com
vistas a remover barreiras de qualquer natureza. Na escola, então, para além do
que ensinar ao estudante com deficiência, o currículo funcional pergunta como
ensinar? Quais melhores estratégias
para ensinar (promover a aprendizagem) estes estudantes. E este, não é
trabalho para um profissional isolado, mas para o conjunto das pessoas que
estão de um jeito ou de outro próximo a este estudante: do motorista da van à
direção da escola e professora.
Para
responder a estas perguntas é necessário ter uma ideia clara dos estilos e
ritmos de aprendizagem deste estudante (o mesmo vale para tod@s @s outr@s
porque este é um princípio inclusivo!). Com base em um intenso processo de
avaliação dos múltiplos espaços e tempos de vida dos estudantes com
deficiência, a professora (ou outro profissional) em parceria com os demais
planeja a diferenciação curricular nos
ambientes de vida natural: família, escola, comunidade, lazer, mundo do
trabalho ou outro em função da idade e oportunidades de desenvolvimento humano.
A
Profa. Ana Maria Bénards da Costa conheceu o Prof. Lou Brown, criador do
currículo funcional, na Unversity of Madison, Estado de Winsconsin (EUA) criador
do CF e sistematizou este conhecimento, testado no sistema educacional
Português e organizado no Material de
Formação Docente Currículo Funcional que será
disponibilizado para os/as participantes no início do curso.
O
Curso
Internacional Currículos Funcionais
terá formato de oficina, com reflexões em parcerias e análises de situações reais
trazidas pelos/as participantes. Com duração de 16 horas, o curso será realizado
de 21 a 24 de Agosto de 18 às 22h.
Na
sexta feira - dia 25/08 às 20h - a
Ong Ed-Tod@s realizará um Coquetel de Confraternização
e Encerramento do Curso Internacional com Entrega de Certificados aos
participantes que atingiram 85% de frequência.
Vagas Limitadas !!!
Certificado
para 85% de frequência
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