segunda-feira, 6 de julho de 2015

PARA TODOS: O MOVIMENTO POLÍTICO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL




Acesse este documento na integra através do link 


O Documento "Para Todos: O Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil" é um catálogo ilustrativo que apresenta os acontecimentos marcantes na história das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo. Esse giro histórico possibilita ao(a) leitor(a) identificar a organização civil  das pessoas com deficiência em busca de seus direitos humanos.

"Sejam bem-vindas e bem-vindos à exposição “Para Todos”, que conta a história da evolução do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil! O projeto desta exposição itinerante leva em consideração o conceito de ‘desenho universal’, em que os painéis, suportes e estruturas para apresentação do material, bem como o espaço onde ele está disposto, são acessíveis a todas e todos os visitantes, sem a necessidade de adaptação. Ferramentas facilitadoras como fones para audiodescrição da visitação são disponibilizados. Divulgar a história dessa luta é o objetivo principal deste trabalho. Tornar pública a mudança de suas conquistas do assistencialismo para os direitos humanos é indispensável para que nós, brasileiras e brasileiros, continuemos a construir uma sociedade sem barreiras para todas e todos em igualdade de oportunidades! De acordo com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que hoje no Brasil faz parte da Constituição, temos o dever de “(...) garantir o respeito pela dignidade inerente, a independência da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a autonomia individual, a não-discriminação, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, o respeito pela diferença, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade, a igualdade entre o homem e a mulher e o respeito pelas capacidades em desenvolvimento de crianças com deficiência”. Esta exposição é uma oportunidade de experimentar espaços e informações que estão ao alcance de todas e todos com autonomia, seja qual for a condição física, sensorial, intelectual ou mental dos visitantes. 

CIRCULE, PERCEBA, PARTICIPE!"
ANTONIO JOSÉ FERREIRA
Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

2 comentários:

  1. Parabéns a equipe pela nova 'cara' do blog, com a apresentação mais interessante e temas pertinentes e instigantes, certamente o blog será uma excelente e rica fonte de contribuição e pesquisa para acadêmicos, profissionais, familiares e pessoas com deficiência. Abraços as amigas e colegas. Gloria.

    ResponderExcluir