segunda-feira, 6 de março de 2017

A ONG Ed-Tod@s está sendo relançada em Indaiatuba!!!



A ONG Ed-Tod@s, fundada em 1998, agora está em Indaiatuba.

A ONG Ed-Tod@s foi fundada originalmente em João Pessoa na Paraíba, onde sua Fundadora e atual Presidente Dra. Windyz Brazão Ferreira morava e atuava como acadêmica na Universidade Federal da Paraíba. Nascida em São Paulo, após a aposentadoria da universidade ela escolheu Indaiatuba para ser sua cidade.

Clique aqui e conheça o SITE da Ong Ed-Tod@s

Enquanto conduzia seu Doutorado na University of Manchester na Inglaterra, entre 1996 e 2000, a professora se deu conta de que era necessário a fundação de uma ONG brasileira que promovesse a educação inclusiva. Voltou ao Brasil em 1998 e, junto com colegas, mães de pessoas com deficiência e pessoas com deficiência, fundou a Ed-Tod@s.  

Por isso, desde o nascimento, a Ed-Tod@s tem como missão promover e defender os direitos da pessoa com deficiência à vida regular, à educação, à convivência e participação em todas as esferas sociais, experiências fundamentais para o desenvolvimento humano deste grupo social.

Durante quase 20 anos, a Ed-Tod@s realizou atividades científico-acadêmicas de produção e disseminação de conhecimentos sobre questões relacionadas às pessoas com deficiência. Já realizaram congressos, pesquisas para a UNESCO, Save the Children da Suécia e Reino Unido, assim como para Governo federal e estadual aqui no Brasil.

A missão da Ed-Tod@s, portanto, é promover a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência e suas mães, por meio de combater a exclusão e barreiras de acessibilidade à participação em qualquer esfera da sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas e promover a inclusão familiar, social, educacional, comunitária, amorosa, amistosa, cultural, laboral, etc.

Os tempos mudaram e agora, para além da inclusão social e educacional da pessoa com deficiência, a ONG Ed-Tod@s inicia uma nova etapa de sua atividade com projetos sociais que tem como objetivo o empoderamento feminino de jovens/mulheres com deficiência e também de mães de pessoas com deficiência.

Dentre inúmeras outras atividades (ciclo de palestras, cursos, filmes, meditação, encontros, etc.) que podem ser conhecidas no site da ONG (https://ongedtodas.wixsite.com/indaiatuba), o Projeto Social Pró-Mães é o seu carro-chefe. Este projeto tem como objetivo o fortalecimento materno e o empoderamento feminino de mães de pessoas com deficiência.

Segundo o CENSO Populacional do IBGE de 2010, existem no Brasil em torno de 46 milhões de pessoas com deficiências. Portanto, existem em torno de 46 milhões de mães, cujos filh@s têm algum tipo de deficiência. Os estudos mostram que as mães de filh@s com deficiência tendem a ser abandonadas pelos maridos ou companheiros, são excluídas de atividades familiares, abandonam carreiras e emprego para cuidar de seus filh@s, lutam cotidianamente para superar barreiras sociais, humanas, profissionais, educacionais, etc. A jornada diária é múltipla e a sobrecarga psicológica é imensurável. Por todas estas razões, as mães de pessoas com deficiência constituem um grupo vulnerável:  sozinhas, isoladas e sem ter em quem se apoiar estas mães sofrem silenciosamente.

" Em 2014 iniciamos o Pro-Mães como um projeto de extensão acadêmico e também campo de coleta de dados de uma pesquisa de doutorado[1] (ainda em andamento) na Universidade Federal da Paraíba. Durante um ano, realizamos encontros semanais com um grupo de 16 mães de pessoas com deficiência diferentes, a partir dos quais constatamos o valor deste projeto. As mães passam por etapas de compartilhamento de dores e sofrimentos, se reconhecem como membro de um grupo com uma identidade única, passam a compartilhar experiências e conhecimentos relevantes para todas e se fortalecem enquanto mães e mulheres. Compreendem, por meio da vivência no grupo, que podem ´ter uma vida própria´,podem se realizar profissionalmente, podem e devem ser ouvidas nos vários espaços sociais, podem e devem lutar pelos seus direitos e de seus filhos em instâncias sociais e políticas.“

Nosso objetivo aqui em Indaiatuba é consolidar este projeto social totalmente gratuíto, divulga-lo e implantar na região, em cidades próximas onde os recursos são escassos para as mães e para as pessoas com deficiência.

Iniciaremos o cadastramento das mães (cujos filh@s podem ter qualquer deficiência e qualquer idade) pelo site da EdTod@s, por email, fone ou facebook, a partir do dia 08 de março de 2017 – Dia Internacional da Mulher e também dia do lançamento da EdTod@s.

Fone (provisório) 19 9 8803 0217

Para o lançamento da ONG teremos um coquetel com alguns convidad@s em sua sede e, às 19:30, organizamos em parceria com o CIASPE – Centro de Inclusão e Assistência à Pessoa com Necessidades Especiais (http://ciaspe.org.br/), a palestra Tornar-se Mães de Filh@s com Deficiência: experiências e aprendizagens, proferida por nossa convidada especial, a Assistente Social Mina Regen, Coordenadora do Setor de Estimulação Precoce da APAE-SP e Consultora da Sorri Brasil (http://www.sorri.com.br/)  e que atua há mais de 40 anos na área de inclusão social da pessoa com deficiência. Mina é pioneira na abordagem do tema família e mães de pessoas com deficiência.

Estamos felizes com o lançamento da Ong Ed-Tod@s aqui em Indaiatuba e, esperamos, poder contribuir para dar visibilidade às pessoas com deficiência da cidade e da região, aos seus direitos, suas demandas nascidas de suas vozes e também à criar oportunidades de terem acesso a vida social, cultural e educacional como qualquer outra pessoa sem deficiência, como reza a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência publicada pela ONU em 2006... Indaiatuba é uma cidade acolhedora, reconhecida pelo seu desenvolvimento econômico e social, que abraça quem vem de fora...  Apesar disso, as pessoas com deficiências – surdos, cegos, pessoas que usam cadeiras de rodas, pessoas com Síndrome de Down, etc., quase não são vistos nos espaços comuns.

Paralelamente à nossa missão de apoiar o desenvolvimento humano e a inclusão social e educacional de crianças, jovens e adultos com deficiência e de suas mães, nosso maior objetivo neste momento é tornar a cidade de Indaiatuba um polo na região de promoção de direitos deste grupo social e de disseminação de conhecimentos na área relevantes aos profissionais da área de saúde e educação, às empresas, ao poder público local, etc.

Contato: 11 9 8803 0217 

Dia internacional das Mulheres
     






Um comentário:

  1. Olá boa tarde tudo bem?gostaria de ser voluntário na criação de Artigos para o Blog, gostaria muito de ajudar. Já tenho um artigo a ser usado, como faço para te enviar?

    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir