terça-feira, 24 de maio de 2016

YES, Conseguimos! Criada a Secretaria Especial das Pessoas com Deficiência

Windyz Brazão Ferreira

Hoje é, sem dúvida, um dia de celebração!!! YES, conseguimos!!!

Começo aqui celebrando a Petição Manifesto em Defesa da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que conseguiu 1864 assinaturas no Brasil todo em menos de uma semana!  

Parabéns para quem assinou, você faz parte desta história de conquista.



A Medida Provisória 728/2016 foi publicada no DIÁRIO OFICIAL, que – entre outros atos – cria a Secretaria Especial das Pessoas com Deficiência

Ou seja, em princípio, as pessoas com deficiência e suas famílias continuam a existir na esfera do governo federal, o que significa que (em tese) o grupo social constituído pelas pessoas com deficiência continuará a ser ouvido e terá acesso a recursos/verbas para assegurar que o marco político-legal brasileiro seja promovido assim como respeitado seus direitos humanos.

Por isso, hoje devemos celebrar, mas sobretudo devemos continuar na vigília: alertas e trocando informações relevantes, assim como nos mobilizando e posicionando rapidamente para não ficarmos para trás porque os grupos com poder – como é o caso dos artistas – celebridades – brasileir@s, se mexem rápido para preservar seus benefícios e privilégios. (Se tiver um tempinho, leia abaixo sobre estas celebridades...)

No Brasil vivem, em torno de 46 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Isso representa quase 24% da população total (IBGE, 2010) e, portanto, constitui um significativo número de eleitores potenciais e de cidadãos contribuindo com o desenvolvimento da nação. Embora nem tod@s acreditem ainda na capacidade das pessoas com deficiências e suas famílias, eles e elas estão no campo, na vida, nas escolas, nos cargos públicos e privados contribuindo para o enriquecimento de nossas vidas e da sociedade de um modo geral.

Por isso, eu queria ver celebridades brasileiras com filh@s com deficiência (http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/fotos/conheca-famosos-que-tem-filhos-com-necessidades-especiais-21042016#!/foto/16) se manifestando contra o fechamento da SNDPcD. 

Por exemplo, cadê a voz de:

* Marcos Mion, pai de Romeo que é autista; 

* Masterchef Fogaça, pai de Olívia com deficiências múltiplas que a impede de provar os maravilhosos pratos do pais porque ela se alimenta por sonda  

* Fernanda Young, mãe de Catarina que tem hidrocefalia; 

* Bel Kutner mãe de David que é autista, 

* Marco Tulio, guitarrista da banda Jota Quest é pai do pequeno Theo, com Síndrome de Down, 

* Isabel Fillardis, atriz e mãe de Jamal que tem Síndrome de West, ... e muitos outros. 

Cadê vocês??? Enquanto não 


´Celebridades, privilégios, milhões e alienação´

Quando vislumbraram o fechamento do Ministério da Cultura (https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/depois-de-protestos-presidente-brasileiro-recua-e-reinstala-ministerio-da-cultura-1732705 ), os artistas milionários / bilionários rapidamente reagiram para não perder os privilégios! Eles que só enriquecem e não tem uma gota de compromisso social, de apoio à população brasileira carente ficaram com medo de perder a ´mamata´ (como disse  

As ´celebridades´ alienadas política e socialmente (como uma tal de ´Letícia Saladelas´ (OPS!) Sabatela, que recebeu R$1,5 milhões de reais do MinC pela Lei Rouanet (http://institutolibertare.com.br/leticia-sabatella-defende-dilma-apos-receber-15-milhao-de-reais-da-rouanet/),  que – cá entre nós - nem falar direito sabe. Ou a ´Dona Flor´ Sonia Braga que nos expôs internacionalmente no Festival de Cannes (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/05/1772168-sonia-braga-diz-que-processo-de-impeachment-e-revoltante-em-cannes.shtml) reagiram para manter a ´mamata de mamar nas tetas do nosso dinheiro´( e preservar seu nicho profissional artístico seguro para sua prole. Sim, porque vão todos ´virar´ artistas, cantores, bilionários mesmo quando não possuem talento algum, enquanto pessoas comuns supertalentosas devem concorrer a espaços em programas – também multimilionários – como o The Voice Brasil.

Por sinal, aqui cabe relembrar a bilionária Claudia Leite que há pouco foi beneficiada com uma verba do Ministério da Cultura de R$356 mil para ter sua biografia publicada (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/02/1740352-minc-autoriza-claudia-leitte-a-captar-r-356-mil-para-publicar-biografia.shtml) . Pode? Ela tem um avião particular, meu Deus!!! É muita cara de pau e falta de compromisso social com, no mínimo, a população paupérrima bahiana! A reação da rede social foi imediata e a verba vetada! (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/02/claudia-leitte-nao-recebera-quase-meio-milhao-da-lei-rouanet-para-biografia.html) Mesmo com a reação da população indignada e ela não assumiu o absurdo de pedir dinheiro público – leia-se nosso - para publicar 2.000 biografias! Porque ela não usa os milhões dela?

Clique a seguir para ver quais celebridades aproveitaram a onda pró-impeachment e se ´lambuzaram com a Lei Rouanet: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/04/06/quem-fica-com-o-dinheiro-da-lei-rouanet-sao-eles-l/





2 comentários:

  1. Parabéns pela mobilização que resultou em revisão do ato de extinção da Secretaria. Habita em nós essa força de lutar pelos direitos humanos, na mesma medida que somos responsáveis pelo cumprimento de nossos deveres por isso a importância de organizar movimentos de esclarecimento e encontros, como esse. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vitoria justa! Isso prova também que a mobilização de pessoas em prol da causa tem resultados eficazes. Parabéns a todos que fizeram parte dessa vitoria e força pra continuarmos na luta!

    ResponderExcluir