domingo, 13 de março de 2016

Cartilha sobre Gentle Teaching (John MacGee)

(Tradução: Windyz B Ferreira do documento
Primer on Gentle Teaching e partes de vídeos)


Gentle Teaching (tradução: Ensino Gentil) é uma abordagem criada por John MacGee, um americano que viveu no nordeste brasileiro e conheceu nossa cultura, assim como a teoria de Paulo Freire. Al voltar para os EUA, John fez um Doutorado e desenvolveu a abordagem hoje, conhecida como Gentle Teaching.

Gentle Teaching (também traduzido pelo psicólogo Mario Soares, diretor da ASSOL- www.assol.pt)como Pedagogia do Companheirismo e da Interdependência) é muitas coisas...

·       Gentileza em direção a outros é um fator crítico, independentemente do que qualquer pessoa faça ou não faça. It is a paradox.

·       -  Punhos devem ser encontrados com abraços.

·       -  Chingamentos e amaldiçoar o outro/a deve ser encontrado com palavras de afeição e carinho

·       - Olhos que oferecem desprezo devem ser encontrados com calor.

A gentileza reconhece que toda mudança é mutua e entrelaçada, se inicia com os cuidadores e, espera-se, toque aqueles que são os mais vulneráveis e seu foco central é expressar incondicionalmente amor.

·       É uma referência em torno da Psicologia da Interdependência humana.

A ideia principal da gentileza é não se livrar do comportamento de alguém, mas aprofundar nosso próprio sentimentos internos de gentileza frente à (comportamentos) de violência ou desconsideração.

Gentle Teaching é também uma abordagem de ensino e tem 4 propósitos iniciais: Ensinar outros a se sentir:

- Seguro: você está seguro comigo... não tenha medo...

- Amado: sinta-se amado por mim...

- Amando: seja amável para mim...  

 - Envolvido: envolva-se comigo...

Não importa em que língua você mostre ou fale ´isso´, a pessoa gradualmente vai entender. (Veja o vídeo a seguir, em inglês, da interação do John com Ronald. Não é necessário entender inglês)



Estes propósitos não acontecem simplesmente.
Eles são ensinados por meio de ações repetidas de atos de amor.

Cuidadores Gentis aprendem a usar sua presença, mãos, palavras e olhos como seus primeiros instrumentos para elevar e honrar outros. As pessoas com ´os corações partidos´ vão sentir que minha presença, minhas palavras, meus olhos e toque are bons, não machucam...  

OBS. Há vídeos com John MacGee falando sobre GT em inglês no youtube. Abaixo alguns links...







Meu contato com GT e com John MacGee... 

Eu conheci John MacGee em 2009 em Portugal na Conferência Internacional organizada por Mário Pereira, diretor da ASSOL. John fala português muito bem, foi casado com uma brasileira (John faleceu em 2014) e é a personificação do que nos ensina com o Gentle Teaching. Desde então, eu participei das Conferências que aconteceram na Holanda (2010), na Dinamarca (2012) e na Grécia (2014). ESte ano a Conferência será realizada na Islândia. Sempre é realizada em setembro.

A aplicação desta abordagem foi iniciada há, em torno de 30 anos atrás, com pacientes institucionalizados e que eram frequentemente mau tratados, machucados, trancafiados, etc. Foi muito usada em instituições para pessoas autistas, por seu ´comportamento não social´... Hoje, o GT é aplicado em organizações, escolas, instituições, hospitais, etc. de mais de 25 países.

Em outubro de 2015, convidei o Mario Pereira para vir ao Brasil e dar um curso para famílias de pessoas autistas. O curso foi realizado em João Pessoa e envolveu 20 famílias. Meu objetivo é compartilhar esta abordagem no Brasil e apoiar pontes para famílias interessadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário