quarta-feira, 26 de novembro de 2014

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS: ESTUDO SOBRE A AUTOADVOCACIA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA


Alessandra Miranda Mendes Soares
Dissertação de Mestrado em Educação
alessandra_mendes_@hotmail.com

RESUMO
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os fatores que favorecem o desenvolvimento da autoadvocacia de jovens com deficiência no âmbito do Projeto de Extensão Universitária Pró-Líder: promovendo a autoadvocacia de jovens com deficiência. Autoadvocacia, neste estudo é compreendida como a ação ou expressão da voz de uma pessoa ou grupo de pessoas em seu próprio nome, sem a intervenção de terceiros, na luta por seus direitos. Esta dissertação insere o tema deficiência e juventude no campo de conhecimento dos Estudos Culturais em Educação, uma vez que essas duas condições humanas associadas caracterizam a extrema vulnerabilidade social dos jovens com deficiência e estão na raiz de sua invisibilidade. O fenômeno aqui investigado é crucial para o avanço do conhecimento sobre o processo de formação da autonomia e independência de jovens com deficiência, pois visa apoiá-los para romper o ciclo da invisibilidade dentro do qual estão imersos. Além disso, coloca os jovens com deficiência no contexto do desenvolvimento das políticas públicas para juventude, área de conhecimento ainda cheia de lacunas a serem preenchidas. Para tanto, este estudo adota a teoria das relações de poder de Foucault, a fim de analisar os achados emergentes dos dados e as conclusões. Adotamos como metodologia a pesquisa participante e a teoria fundamentada de Strauss e Corbin (2008) com vistas ao desenvolvimento de teoria sobre a autoadvocacia. A análise dos dados evidencia quatro dimensões no processo de desenvolvimento do papel de autoadvogado: (1) adquirir uma compreensão mais profunda sobre o lema ‘Nada sobre nós sem nós’; (2)adquirir e desenvolver conhecimento de si próprio e do outro; (3) resistir ao assujeitamento: eixos facilitadores e, finalmente, (4) romper do assujeitamento: exercício da autoadvocacia. Há evidencias consistentes acerca da intima relação entre as quadro dimensões e a importância da ação de extensão universitária neste processo.

PALAVRAS-CHAVE: Jovens. Deficiência. Autoadvocacia. Extensão Universitária.


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