quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ONU - Dados sobre Deficiência - Gênero



Organização das Nações Unidas
Dados estarrecedores sobre deficiência
Panorama Geral – Gênero (2/4)

O número de PcD está aumentando com o crescimento da população, avanços da medicina e o envelhecimento global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos países com expectativa de vida de mais de 70 anos, os indivíduos vivem uma média de 8 anos, ou 11,5% de suas vidas, com alguma deficiência. 80% das pessoas com deficiência vivem em países em desenvolvimento, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os índices de deficiência são significativamente mais altos entre grupos com níveis de educação mais baixos nos países da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, OCDE, segundo o Secretariado da entidade.

Em geral, 19% das pessoas menos educadas apresentam alguma limitação, comparado com 11% entre os mais bem educados.

Na maioria dos países da OCDE, há mais mulheres com deficiência do que homens. O Banco Mundial estima que 20% das pessoas mais pobres do mundo têm algum tipo de deficiência, e costumam ser reconhecidas em suas comunidades como o grupo que está em maior desvantagem.

Mulheres com deficiência são consideradas em múltipla desvantagem, porque sofrem exclusão por conta do gênero e da deficiência.

Mulheres e meninas com deficiência são particularmente vulneráveis a abusos. Um pequeno estudo em Odessa, Índia, concluiu que virtualmente todas as mulheres e meninas com deficiência eram agredidas em casa, 25% das mulheres com deficiência intelectual foram estupradas e 6% das mulheres com deficiência foram esterilizadas à força.


Se você tiver interesse em Gênero & Deficiência, 
leia a Dissertação de Mestrado da Profa. Adenize Queiroz de Farias da 
Universidade Estadual de Campina Grande, Paraíba. 
Pesquisadora do Grupo Vozes, Empoderamento e Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Gênero & Deficiência: Uma história feminina de ruptura e superação de vulnerabilidade









Nenhum comentário:

Postar um comentário